sábado, 7 de setembro de 2013

Ars gratia artis


Um dia resolvi começar um blog. Isso faz muito tempo. E nunca comecei o processo.
Sempre surgia uma desculpa qualquer, uma distração. Hoje decidi começar. De um jeito ou de outro, começaria. E talvez por isso esse primeiro post seja um tanto "torto", disforme ou sem um objetivo claro a não ser, evidentemente, o de começar o blog.

Quando pensei na criação do blog pela primeira vez, lá atrás, estava imerso em fúria e irritação com certas situações. Seria melhor dizer "estranhas" situações. E por isso resolvi esperar (hoje me arrependo). Sou aparentemente calmo e tranquilo. Quase todos se precipitam ao inferir isso tendo apenas um olhar superficial sobre este que vos escreve. A verdade é que sou pouco tolerante com certas (agora sim!) circunstâncias, sou chato, sou violento (no sentido de intensidade).

Como escrevi lá no começo, talvez esse post seja um tanto torto. Já falei de forma breve sobre parte das motivações (a motivação primeira, melhor dizendo) que me conduziram a criar o blog.
O auto retrato do Lucian Freud (imagem acima) está aí pelo simples motivo de ser uma imagem que considero potente e gera um sentimento de identificação em mim. E penso que seja bom começar com uma imagem.

Sobre o nome dessa gênese do "Máquina Noturna", Ars Gratia Artis são as palavras escritas no selo da Metro Goldwyn Mayer (pra quem não lembra, produtora de cinema que começa com o rugido do leão) e é também o nome da primeira parte do segundo capítulo de um livro do Jacques Rancière (As Distâncias do Cinema), o que indica que falaremos de cinema aqui no blog. Essa será, talvez, a espinha dorsal do blog. O cinema. Muito embora isso possa variar.

Além de cinema, tocaremos com uma espada afiada na música, televisão, academia (universidade), ciência, filosofia e política. Talvez tenhamos postagens diárias, talvez mais, talvez muito menos. Impossível dizer com precisão pois tem sido difícil organizar o tempo entre tantos ofícios. Pra encerrar vou deixar um filme do Jan Svankmajer. Talvez um dia eu crie um post inteiro para esse filme. Ele merece muito mais, na verdade.

Abraços!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário